segunda-feira, 2 de maio de 2016

Como surgiu o PASOCOLA?



Na década de 1980, a União Central Brasileira, publicou alguns manuais de especialidades respondidas. Esses manuais incentivaram um grupo de desbravadores na Associação Paulista Leste a escrever manuais atualizados, pois o Manual de Especialidades foi revisado em 1995 e surgiram diversas novas especialidades e requisitos foram acrescentados. Esse grupo passou a focar em Especialidades da Natureza e outras que eram muito requisitadas, como as de Acampamento. Por volta de 2001, com a chegada de um novo Manual de Especialidades, surgiu a sigla PASOCOLA, veja como: 

A Especialidade de Acampamento 1, requisito 3, pedia o seguinte: “Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.” O líder do grupo e regional da 5ª Região da Associação Paulista Leste, Ed Wilson Santos desenvolveu então uma sigla para auxiliar na memorização desse item.

Há muitos anos, os clubes de desbravadores e escoteiros usavam uma sigla de origem militar chamada ESAON, que significava:

E – Estacionar

S – Sentar

A – Alimentar-se

O – Orientar-se

N – Navegar


Foi então que o regional Ed Wilson resolveu adaptar as palavras dessa sigla para uma linguagem mais atual e incluiu ainda a Oração, que deve estar presente na vida dos desbravadores. Com isso, a sigla ficou assim:

PASOCOLA

P – Parar (no lugar de estacionar)

A – Acalmar-se (adicionado para desbravadores)

S – Sentar-se (permaneceu igual)

O – Orar (adicionado para desbravadores)

C – Comer (no lugar de alimentar-se)

O – Orientar-se (permaneceu igual)

L – Lembrar (alerta o desbravador a se recordar)

A – Andar (no lugar de navegar)


Essa sigla passou então a fazer parte das apostilas de Acampamento 1 que eram divulgadas no antigo site www.alfacentauro.hpg.com.br (que já não mais existe) e foram sendo copiadas por diversos outros sites, difundindo o acrônimo pelo Brasil inteiro. Assim os desbravadores passaram a ter uma sigla simples que os auxiliaria em casos de se perder no meio do mato. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário