domingo, 13 de março de 2016

Cinto do Desbravador



O cinto do desbravador é usado com o uniforme de gala desde que este foi criado. Ele passou por algumas alterações conforme os anos passaram. No começo ele era cáqui como a cor do uniforme. Depois da mudança do uniforme, com a calça e saia mudando para a cor verde, a lona do cinto passou a ser verde também.






Segundo o manual, não é permitido usar cinto com símbolo de líder. No Regulamento de Uniformes da Divisão Sul-Americana, na pág. 41 diz o seguinte:

"Cinto Verde petróleo com 3,4 cm de altura (cinto cadarço), com fivela dourada tendo ao centro o emblema D3, nas cores oficiais e em relevo, medindo 3,6 cm de altura por 5,5 cm de comprimento. Não haverá fivela diferenciada para líderes."


Acervo: Museu do Desbravador da Divisão Sul-americana



O cinto não poderá ser utilizado sem o uniforme de gala, assim como o uniforme não poderá ser usado sem o cinto.



      


Nos Estados Unidos, a lona do cinto é preta e a fivela é prateada.







Alguns fornecedores de materiais para desbravadores, produzem alguns cintos alternativos, que não são oficiais e não estão no manual de uniforme, portanto não é aconselhável usá-los.


 




Caso você tenha outros cintos diferentes, enviem para a gente a foto para que possamos divulgar aqui no Museu do Desbravador!





5 comentários:

  1. Eu so tenho aqui o lenço de castores um lenço que e verde usado aqui que e para os meninos antes de estar no clube de eventureiros que sao chamados Castores. Ai esta o meu email pra me comunicar de modo que eu envie as fotos dos lenços Machavafrncsc200@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho alguns cintos dos desbravadores com JA

    ResponderExcluir
  3. Em varios paises da Europa na Divisao Inter-Europeia o uniforme nao tem cinto nem fivela e até mesmo nao tem a calça ou saia de uniforme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os uniformes mudam muito no mundo todo. Temos uma matéria aqui no blog mostrando sobre camporis europeus

      Excluir
    2. Realmente os uniformes mudam muito no mundo todo. Temos uma matéria aqui no blog mostrando sobre camporis europeus

      Excluir